19 de fev. de 2009

Quanto tempo tenho? Quanto tempo preciso para a volta ao mundo?


Tudo depende do roteiro que você planeja fazer e do seu objetivo na viagem, como querer vivenciar intensamente as cidades, o povo, ou dar uma geral em cada lugar, ou porque você tem pressa, ou porque quer ver a viagem caminhar. Esqueça o dinheiro por hora.

É necessário saber o que há em cada local do seu roteiro. Muitas vezes você quererá ir embora logo, mas ainda haverá coisas a fazer, então você se estenderá por mais tempo em determinados lugares.

Posso tirar um ano, ou mais de licença prêmio?
A vida de funcionário público é difícil. Ganha-se pouco (muitas vezes), o dinheiro dá só para pagar as contas do mês (será?) e sempre tem algo mais que poderia se fazer com este dinheirinho. E as licenças sem remuneração? Como é esta jogada? Como sempre, tudo se resume em PRIORIDADES. Quer fazer uma VAM, então tem que ter grana e fazer acontecer. Já pensou em pegar um tempo deste para se aventurar por aí, quem sabe até querer cair fora desta de funcionalismo público? Descobrir que você pode fazer coisas melhores para si e para o mundo, mesmo sem estabilidade, que tudo poderá ser mais intenso em sua vida? Isto pode sim acontecer. Esteja preparado desde o início de seus planos.

Multinacionais, empresas de grande porte também dão este “tempo” para que seus mais bem qualificados funcionários vivam intensamente. Podem até possivelmente garantir uma nova vaga em sua equipe em caso de demissão para a realização da aventura. É caso de conversar porque o que falta no Brasil, pelo menos, é mão de obra qualificada.

E quem decide largar mesmo o emprego e ver o que vai rolar depois?
Também existe. A vida e as decisões, mesmo que racionais são desregradas. Inventamos normas para podermos equacionar nosso comportamento, matematizar situações, tentar viver mais exatamente. Bobagem. Quando falamos que vida é matemática, a coisa pende mais para o positivo e negativo, em minha visão. Só que aí, para as contas, o “zero” pode ser “+” e pode ser “-“, falando-se em vida. É tudo relativo ao que você experiencia. Exatidão é, eu diria, impossível.
Vão pensando nesta licença prêmio e em bater um papo com o board de sua empresa. Tem que arriscar porque a vida é curta!!!

O que é um sabático?
A palavra “sabático” vem do Shabat judaico: o descanso do sábado. Os adventistas também tomam o sábado como o 7º dia de descanso de Deus depois da criação de tudo. O dia em que também deve-se deixar para adquirir qualquer coisa no dia seguinte, cobrar dívidas, trabalhar... O povo Hebreu (nômade, andarilho, 40 dias no deserto...), isto se mistura com o significado do sabático: Um tempo para si em casa, ou para vagar e buscar, caso necessite, algo em sua vida, conforme o que se aprende pelo caminho.

O sabático pode durar de um mês (seu tempo de férias, vá) a anos. É algo que vai além do tempo normal de descanso do proletariado, do estudante. E ele pode se remeter, sim, a estadia de um ano, digamos, em um único país. Tem a ver com tempo para reflexão, mesmo que se fique em um único lugar. Até quieto em casa.

Para quem quer pirar um pouco mais com o sabático, tem o guia FUJA POR UM ANO, da PubliFolha. Tem até uns roteiros. Ele custou R$45,00 em 06/07. Achei caro, mas para fazer um sabático VAM você vai precisar de grana mesmo, então é legal OU PEGAR EMPRESTADO, VISITAR BIBLIOTECAS, ou adquirir o seu.

Posso deixar meu emprego?
Conte para nós: você é autônomo? Tem uma boa relação com sua empresa? Acha que se sair dela hoje, consegue voltar em um ano, ou seis meses? Será que encontra emprego fácil na volta? Tudo isto tem que ser analisado antes de se decidir fazer uma viagem desta magnitude pela demanda de dinheiro e pelo jeito que você retornará dela. Equilíbrio. Sensatez. Apolo e Dioniso balanceados. Não matemática.

Consigo férias de mais de 1 mês?
Se você conseguir está perfeito. Pegar dois, três meses, um ano, já animam mais para se fazer uma VAM. Dois meses dá pra molhar o pé. Mas quem disse que você tem que realmente dar a VAM?! Faça o que você puder e bem! Já vira um mochilão por alguns continente.

Mais algumas info sobre sabático - http://www.sabatico.com.br/sabatico_sabatico.htm


V for Verônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário