13 de fev. de 2009

PARTE 13 - PREPARATIVOS PARA O MOCHILÃO FRANÇA - ACAMPAR

E aí? Acampar ou não durante um mochilão?

Eu não acampo muito durante minhas viagens, ainda mais porque fico muito em cidades ou em locais onde normalmente têm albergues. O camping é só uma diversão para mim, ou uma forma de dar uma boa manerada nos gastos. Como tenho problema de coluna, prefiro deitar em uma caminha mesmo, ou em uma rede. O isolante térmico não é uma grande ajuda para manter a temperatura do corpo e muito menos para aliviar alguns tipos de solo. Vale mesmo um bom saco de dormir que suporte bem, pelo menos, até 0°. De qualquer forma, sempre levo em minhas viagens uma barraca.

Tenho uma barraca de quase 10 anos que comprei no supermercado Carrefour. Na época, tudo o que eu queria era uma barraca leve, onde coubesse eu e minha mochila. Ela é de bom uso até hoje. Empresto, alugo, faço upgrade nela (pus uma lona plástica outro dia)... Mas tem muito mais para se analisar em uma barraca do que o tamanho. Vejamos o quê:

Peso e Tamanho
- para uma pessoa - pesa entre 500g e 1,5kg. Busque a mais fácil de montar, com menos aros (de fibra de carbono ou alumínio)
- para duas pessoas - pesa entre 2 e 3kg. Isto é um peso razoável pra se carregar.
- peça informações ao vendedor sobre todos os detalhes e qualidades da barraca. Busque pela mais em conta de qualquer forma.
- informe-se sobre melhor material para sobreteto da barraca


Estação do ano
Barraca com capa removível é feita para as 4 estações. Tem janelas, varandinha e capa. Armações extra, janelas com zíper e capas compridas que se ajustam de acordo com a ventilação desejada, usada mais no verão e menos no inverno.

Barraca para 3 estações - é a que a maioria das pessoas tem. Só não são boas para inverno rigoroso. Muitas dessas barracas suportam bem um clima mais frio, no entanto, se você está planejando acampar numa temperatura bem mais fria, abaixo de 10 graus, melhor é a para 4 estações. Barracas para 3 estações geralmente possuem capa, e uma varandinha (avancé) onde dá para se deixar até duas mochilas de, digamos 60L.

Barraca de verão - São leves e muito bem ventiladas. Boas para quando não há qualquer tipo de intempérie.




Barracas para montanhas - São desenhadas para suportar a pior das tempestades de inverno. Se você está planejando passar um bom tempo nas montanhas e sabe que vai pegar uma temperatura muito baixa, não deixe de dar uma olhada neste tipo de barraca. Elas costumam ser mais caras e um pouco mais pesadas do que as barracas para 3 estações.


Foto: Barraca carro. Para acampar na cidade. Acredite, se quiser...

- Fala-se muito de cuidar da costura da barraca, costura dupla....coisas assim. Algumas barracas já vêm com um silicone para vedar melhor. Acho até que dá pra usar aquele silicone que coloca entre o vidro e a janela, mas na realidade não sei não. Eu colocaria em último caso....
- verifique a qualidade do chão da barraca para ver se não vai rasgar facilmente
- É interessante que sua barraca se destaque da natureza. Tudo bem que vai ficar a vista dos bichos também, mas será melhor caso você se perca, ou qualquer outra situação de risco para facilitar a localização.
- Sempre quando for guardá-la veja se está seca. Se não der pra secar na hora, logo que possível, deixe ventilar. A minha ficou carunchada porque esqueci....
- Lembre-se sempre de ter uma lanterna e pilhas extra quando acampar
- Se vai acampar em regiões com vento, busque um lugar onde vente menos.
- Evite montar sua barraca em canais de ar entre montanhas, ou espaços muito abertos, próximos a lagos. Sempre tente proteger sua barraca, tanto do sol como da chuva e do vento.
- Se for acampar no frio ou até mesmo na neve, tente posicionar sua barraca de uma forma que ela possa pegar sol logo cedo de manhã para diminuir a umidade do gelo e do orvalho.
- Evite farelos de comida dentro ou fora da barraca porque poderá atrair "ratones" que se refastelarão de sua estrutura.
- Não deixe sapatos do lado de fora dependendo de onde você vai acampar. pode entrar aranha,escorpião, bicho pode roer, gente pode roubar....coloque o calçado em saco e deixe com você dentro da barraca.


Algumas informações daqui foram retiradas da página Camping e Aventura - http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=2&id=15 visite.


Sorte para todos!


V for Verônica

2 comentários:

  1. Boa noite eu tenho uma barraca e queria acampar com ela eu a minha noiva tem algum lugar para alugar só o espaço eu queria alugar em santos vcs conheçem algum lugar grato Bruno

    ResponderExcluir
  2. Achei na internet, ó: SANTOS CAMPINGS

    Ligue antes de ir, certo?

    Camping Beira Mar
    rod. Rio Santos S/N km 193
    Bertioga - Santos - SP
    Telefone: +55 (13) 3312-1248

    Gremio a Tribuna
    Rua Paulo Clemente Santini, 4080
    Mro Nova Cintra - Santos - SP
    Telefone: +55 (13) 3258-6915

    Humaitá Camping Comércio e Turismo Ltda
    Rua Doutor Carvalho Mendonça, 247, Cj 92
    Santos - SP - CEP: 11055-150
    Telefone: +55 (13) 3234-1887

    Rotary Club Santos Oeste
    Avenida Ana Costa, 151
    Cj B - Gonzaga - Santos - SP
    Telefone: +55 (13) 3224-1874

    ResponderExcluir