2 de abr. de 2009

O interior onde vivo - LOUVEIRA

PARA SABER COMO ADQUIRIR MEU LIVRO DE VIAGEM ECONÔMICA - MOCHILÃO - CLIQUE AQUI
__________________________________


Mudei-me para o interior e vou falar um pouquinho dele, do pouquinho que me veio. Sem as buscas de informação pela internet, sem dados geográficos exatos. Falarei do interior em minha vida.

Estou morando na cidade de LOUVEIRA há 10 meses. Após minha demissão achei que seria uma boa mudar totalmente de ares. Em verdade, em verdade vos digo que vim para cá para poder cuidar dos negócios da EDITORA MONTAG que estavam, digamos, parados, mesmo estando em funcionamento havia um ano.

Com isto, entrei num mundo totalmente diferente ao qual estava acostumada. Neste mundo, que parece mais um grande condomínio, encontramos as mesmas pessoas com grande freqüência (tem gente que sabe bem o que é isso), nos cumprimentamos mais, temos uma cachorrada pela rua que sabe atravessar sem medo. Os carros parece que sabem que seus cachorros podem estar na rua também. Os moradores de LOUVEIRA tem o hábito de soltar seus cães para passear e fazerem suas necessidades fora de casa. No final, até os cães se conhecem. Quando saio com ROQUE(Weimaranner bege do tipo bezerro) e PANDORA (VeéLe branca e preta de rabo virado como Husky), viro atração para moradores e cães. Caminho muito pela cidade, ainda mais para exercitar os "sobrinhos". Nisto, vamos apreciando um lugar cheio de ladeiras, rodeado de montanhas, ainda com bastante verde.
Trânsito, dentro da cidade, é mais de moradores, caminhão levando frangos pro abate, cavalos, carroças e bicicletas. As noites de sexta são agitadas. Os jovens bombam o som do carro com FUNK terrível e param próximos a pracinha para beber cerveja e conversar com amigos. O dia seguinte tem a típica sujeirada de qualquer lugar onde teve festa. O povo tem que pensar mais na limpeza...

Foto tipo Campo de Concentração - O TRABALHO LIBERTA

Aqui tem uma estação de trem de 1915, onde hoje só passam trens de carga. A estação serve de QG para o policiamento da cidade. Abinadabe e Marcos Neves são policiais em freqüente ronda. A estação também é um pombal, literalmente. Tudo bem abandonado. Um pecado. Será que o antigo prefeito “novamente eleito” pode fazer algo quanto a reativação da estação e proporcionar novamente o transporte público ferroviário pelas cidades do interior?

Gente, acho que uma coisa gostosa é morar perto de ferrovia. Podem me achar tonta, mas gosto de ouvir o trem passar, o apito, contar os vagões, gente atravessando os trilhos, ver os carros esperarem o trem todo passar...Acho que lembro dos
...... .....
Sorveteria Branca de Neve

comboios que levam passageiros e isto me traz felicidade, movimento, VIAGEM à cabeça. Só pode ser. A Dona Suzana e o Seu Edson, proprietários de uma deliciosa sorveteria caseira, a Branca de Neve, com preço muito bom, falaram da época em que o trem funcionava por aqui. Muita facilidade.
................
....Seu Edson e D. Suzana em sua sorveteria "Branca de Neve" ....

Falando em comeres, o bolo da Cidinha também é uma loucura. Como o bolo é pouco doce, você sente vontade de comer mais!!! Agora ela abriu a frente da casa, pôs mesinhas e você pode comer seu bolo por quilo, igual ao Amor aos Pedaços, só que mais barato e, na minha opinião, mais gostoso. O bolo tem uma decoração que dá dó você desfazer. Olha que dó....hahahaha. Mando ver! E os salgados da Dona Wilma? Às vezes vou lá, peço um café com leite e um salgado enquanto deixo passar a tarde na minha frente.
.............
uuuuuu, delícia.......
... ...

Aqui tem vinhos da região também. Já me disseram(Acácio de SC) que o vinho é de Caxias. Nada é produzido aqui, mas deixo pra vocês descobrirem. Têm adegas e vinhedos por aqui. Aliás, LOUVEIRA faz parte do CIRCUITO DAS FRUTAS do interior de São Paulo. Outro dia fiz 6 km de bicicleta até uma adega. Só faltei morrer já que a região aqui é cheia de subidas e descidas, tipo San Francisco, que também tem região de vinhos, bem vizinho. Cheguei a uma adega, acabada(eu tava acabada), e estavam lá 2 cães e ninguém. No alto do morro a frente, vi que alguém estava caminhando em minha direção, com calma. Após alguns minutos que contribuíram para que eu repusesse meu fôlego, chegou a proprietária da adega. Experimentei diversas qualidades de vinho e comprei “crostolis”. Não pude levar os vinhos, pois estava de bicicleta e depois de degustar alguns estava em menos condições ainda de carregar garrafas de vidro. A volta para casa eu fiz por uma trilha no meio do mato e no meio de vinhedos. Muito agradável.
________
.........................Crostoli.....hummmmm................

Festa da UVA aqui é bomba! Enche mesmo. Bem agitada, com cantores populares fazendo shows. O povo vai mesmo. Ainda mais que isto é festividade da grande, coisa que atrai a vizinhança para o ESPAÇO DE LAZER DO TRABALHADOR. Por aqui também tem feira de motos, que fica lotada, e sempre encontramos com muitos motoqueiros que se reúnem em cidades próximas como Campinas, Itatiba...
_________________
Já ouviram falar na Santa que chora? A ROSA MÍSTICA? Era aqui mesmo que ela estava. Estava porque deram sumiço nela. A réplica está na igreja de São Sebastião, na praça, aqui, pertinho de casa, ao lado da ferrovia. Deixem-me falar sobre esta igreja:

A peregrinação por causa da Rosa Mística deu uma boa guinada na reforma eterna, típica das igrejas. Por fora ela é uma igreja de pastilhas brancas e bem comum, com quatro anjos tocando trombeta na torre do sino e , mais abaixo, acima da entrada principal, temos uma escultura de São Sebastião, toda branca, com as flechas negras. Por dentro esculturas de anjos com trombetas destacam-se das paredes, anjos barrocos desnudos suportam a iluminação, um Cristo crucificado apresenta-se diante dos crentes. O teto é todo pintado com momentos bíblicos e tudo é bem amplo deixando o exagero da arte apenas impressionante. Parece uma igreja que poderia ser de outro lugar que não o Brasil. Quando alguém morre por aqui, o megafone da igreja anuncia para o centro da cidade onde será o velório e o enterro. Como já falei, as pessoas se conhecem. Também tem a hora da Ave Maria no megafone, como se fosse o chamado para as orações muçulmanas. Sempre faço meu sinal da cruz, mais por hábito do que por fé. Eu quero ter fé.

Reformaram a praça e o coreto que ficam diante da igreja. Reforma mesmo. Tudo diferente do que era antes. Não gostei, apesar de nem lembrar mais de como era. Arrancaram muitas árvores da cidade para colocar calçada econômica E DEIXAR O SOL TORRANDO TUDO. Quando comprei casa neste condomínio em que vivo hoje lembro-me de ter ficado chocada com a quantidade de mata que destruíram. Para minha consciência pesar menos plantei uma juçareira, uma pintagueira e uma goiabeira no meu quintal. Acho que planta tem que dar frutos que passarinhos comam. Quero pôr uma figueira na frente de casa também. Fico bem preocupada com a quantidade de condomínios que estão surgindo na região. Isto é sinal de menos verde. Para quê vim para o interior se estão trazendo o agito da cidade para cá, oras?! Fico bem chateada e imagino que o pessoal que sempre viveu aqui deva se incomodar também.
_____________
É terrível dizer a verdade para quem quer que seja, mas temos o direito de ir para onde pudermos. Nada é de ninguém e ninguém tem mais direito a nada que ninguém. Devemos, sim, respeitar tudo e todos, inclusive preservando nosso verde, que é nosso REGULADOR CLIMÁTICO. Há anos li que o pulmão do mundo é o MAR, com suas algas “azuis”(?). O verde é um climatizador. Ajuda a manter a temperatura.

Tem bastante casa bem interiorana por aqui. Algumas lembram as que vemos nas cidades pequenas do nordeste. Do outro lado da Anhanguera, tem mais cidade. Para lá eu vou raramente. Preciso fazer um tour. É a área do “Quebra”, Santo Antonio, tem uma rádio, a NOVO TEMPO, 105,9fm

Em LOUVEIRA não tem Banco Real, nem Pernambucanas. Cinema? Tinha em Vinhedo, q fica do lado. Shoppings? Graças a Deus não. Ainda se vive do comércio pequeno. Temos dois supermercados e tudo fecha cedo. Domingo é dia de descanso mesmo. Alguns comércios abrem até meio dia e fim. Bancos aqui abrem a partir das 11h00. Aqui não tem rodoviária. Tem uma parada de ônibus e uma linha que te leva ou para Jundiaí, ou para Vinhedo. Se quiser pegar ônibus para outros lugares, ou vá para às cidades vizinhas, ou para a beira da estrada.

Troco aqui por São Paulo? Acho que nunca. São Paulo é minha terra boa. Estou a apenas 60km de lá e sempre que posso dou meu "olá" aquela gente de ares aquarianos, cheia de novidades, agitos e muita, mas muita cultura do mundo todo.

Mas é isso. Estou gostando. E me contaram mais uma coisa que já está colocando esta cidade mais POP no mundo: JEAN PAUL SARTRE esteve em Louveira, junto com JORGE AMADO, na década de 40, fazendo visita aos cafezais de JÚLIO MESQUITA FILHO. E tem assinatura de Sartre no caderno de visitas da ESCOLA JOAQUIM ANTÔNIO LADEIRA, onde agora estou trabalhando.

E assim é a vida que eu sei no interior.

V for Verônica

28 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de saber como faço pra chegar ai saindo de são paulo e de onibus

    ResponderExcluir
  2. Fale, meu jovem "Anônimo"!

    Se vc for pegar busão na rodó Tietê, pegue o Caprioli/Lira que vai pra Campinas e passa por Valinhos e Vinhedo e peça para descer no trevo de Louveira, antes do Frango Assado. Fica no Km 71 da Anahnguera. Aí, se vc for para o bairro do Sto Antonio, fica do lado esquerdo da Anhanguera. Se vier para o Centro, fica do lado direito e vc terá que andar uns 20 na estradinha até chegar na cidade. Tente pedir carona nesta estrada só para chegar até chegar a rotatória que aí vc já entra na cidade.

    Bem vindo!

    Falei.

    V for Verônica

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, mais uma coisa: este é um dos ônibus. Vc tb pode pegar um ônibus para Jundiaí, q vai até a rodoviária e pegar um Caprioli lá. Aí vc vai descer dentro da cidade pro lado do centro. O caso é q vindo assim, demora umas 2 horas pra vc chegar aqui pq o Caprioli vai por dentro da cidade e parando.
    O Caprioli q vc pega em São Paulo sai da Rodo a cada 1 hora (acho q a cada 20min passados de cada hora).
    Se vc perder o Caprioli, tb pode pegar qq ônibus que vá pra Campinas, ou Poços de Caldas pela ANHANGUERA e aí vc desce no Km 71, no trevo de Louveira. O negócio é que estes ônibus são mais caros. Acho q uns R$4,00 a mais.

    V for Verônica

    ResponderExcluir
  4. Ola Veronica...
    Obrigado por citar a Radio Novo Tempo...
    Prazer, sou Eduardo Sona, troquei sampa por Louveira... Seja bem-vinda a cidade, que, com certeza, poderia ser bem mais cuidada...
    Desde já, está convidada a visitar a Radio e participar de uma entrevista sobre suas viagens.
    Abs eu um otimo final de semana.
    Eduardo Sona

    ResponderExcluir
  5. Oi Verônica,
    aproveita que está no interior agora e vem conhecer Itu.Segundo o Google Mapas, estamos à 60 km de distância, + ou -.
    Abraço.
    Ju Bonassa
    jubonassa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Veronica. Adorei seus comentarios.
    As fotos tb. Mas bem que podia ter mais fotos. Do campo por exemplo. Nasci e cresci no interior, e moro na praia agora. Mas detesto isso aqui, p viver. Virou um pandemônio nos feriados e temporadas. Quero trocar minha casa por outra no interior.
    Gosto de sossego....rs
    Mas sou corretora de imóveis e preciso primeiro achar um local onde possa exercer minha profissão tb...
    Parabens, tá?
    Abçs...
    Zaucle.

    ResponderExcluir
  7. curtiih mt esse lugarzinho..parabenss...!♥kissuss..sou daqui tamem jaah faz uns 4anoss jaah!!!!como o tempo passa rapido néha??

    ResponderExcluir
  8. Oi Verônica ! Meu nome é Maria Regina e por acaso cheguei no seu blog...vi q vc falou da sorveteria da D. Suzana e Seu Edson, que são meus pais ! Q coincidência hein !!! Atualmente moro em SP e inclusive sábado passado fui em Louveira e passei na doceria da amiga Cidinha também...rs. Fui "criada" em Louveira e vim p/ SP faz uns 9 anos e gosto muito de SP. Espero q vc vá tomar muito sorvete lá com meus pais, rs. Abraço e boa estadia em Louveira.

    ResponderExcluir
  9. Maria Regina,
    sempre que possível dou uma passadinha para bater um um papo com seu Edson ou com a D. Suzana. Aliás, foram uns dos primeiros a adquiriem meu livro sobre mochilão. Uns fofos. Sua mãe leu ele todo super rápido e disse que gostou muito. Seu pai prefere me ouvir falar a ler o livro. hahaha. São muito queridos e estou pra fotografá-los e incrementar este post sobre Louveira. Tudo de bom pra vc!

    V for Verônica

    ResponderExcluir
  10. adorei a descrição sobre louveira...
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  11. oi Veronica, Vc ainda está morando em louveira?
    quero prestar o concurso público no próximo mês, moro em minas Gerais e não faço a menor idéia de como chegar aí, vc pode me ajudar?
    Vou para o terminal Titê, como eu faço em seguida?
    Por favor me dê uma luz, já que vc conhece o lugar.
    Bjussss
    Alexandra

    ResponderExcluir
  12. Alexandra!!!

    Vc pode pegar o Caprioli para Vinhedo, ou Campinas e dizer que vai descer no Frango Assado de Louveira. Depois vc tem q ver onde vai ser o concurso e or pra escola indicada. Veja no Google maps ou no Maplink e pergutne no Frango assado q todos conhecem as escolas.
    Boa sorte pra nós pq tb vou prestar este. Minha vida é prestar concursos.... até um valor acima de 2000!!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu blog (o achei procurando informacoes sobre Loveira). Estou querendo em procurar lugares para morar em Louveira, atualmente moro em Sao Paulo. Voce teria alguma informacao sobre vida em Louveira com criancas pequenas? Abs

    ResponderExcluir
  14. Saudades de Louveira e do Padre da Igreja dá Rosa Mistica, tambem mais de anos que não visito está cidade linda, eu nascido e criado aqui totalmente em Paranapiacaba Santo André, Sacristão e Coroinha vocacionado á ser Padre com á graça de Deus totalmente, totalmente sim tambem Supervisor Geral Nacional dá Ferrovia com á graça de Deus abração á todos e todas fiquem com Deus, ass: Marcinho José dos Santos = Marcinho Paranapiacaba ;;;;;;;;

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem!!! Adorei seu blog e com ele aprendi várias coias, pois faz 3 meses que estou morando em Jundiaí e estou me adaptando ainda. Eu recebi uma proposta de emprego em Louveira, no Bairro do Leitão. Como faço para pegar um ônibus aqui em Jundiaí e que passe nesse bairro?? Tem alguma linha que faz essa rota? Obrigada desde já e sucesso. Sabrina

    ResponderExcluir
  16. gostaria de morar e Louveira, sou de campo grande MS. é bom para morar? tenho proposta de emprego na minha area nessa regiao.

    ResponderExcluir
  17. Ola pessoal. Estou recem separada e totalmente nova no ramo...rsrs mas tenho muiiita vontade e irei nos próximos dias se Deus quiser pra Louveira
    Gostaria de saber de alguma pousada ou pensao baratinha pq to desempregada e a grana ta curta
    Quem puder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  18. Oi Verônica, quero muito morar em Louveira, quero levar minha família, ms sei que sem conhecer ninguém é bem difícil. Quero passar uns dois dias ai e gostaria de saber se o centro te algum hotel pelo menos para passar uma Pernoite. Quero procurar um emprego, meu marido e eu e uma casa de pelo menos 3 cômodos até nos estabilizarmos, peço sua ajuda para umas dicas de onde procurar, qual o melhor bairro para morar e como podemos iniciar nossa busca. Muito obrigada Thais Eloisa

    ResponderExcluir
  19. Oi Verônica, tenho muita vontade de morar em Louveira com minha família (minha filha e marido), queremos procurar um emprego e uma casa de pelo menos 3 cômodos até nos estabilizarmos na cidade. Gostaria da sua ajuda com dicas de como podemos iniciar nossa busca por uma nova vida nesta cidade tão linda. Obrigada. Meu facebook é thaiseloisa@hotmail.com. Bjos e até mais

    ResponderExcluir
  20. Oi Veronica tudo bem?Eu e meu esposo estamos pensando em ir morar nessa cidade,gostariamos de saber se tem empregos ai nessa cidade.se for possível me mande algumas dicas e endereço de como chegar facilmente nessa cidade,desde ja te agradeço.meu face é janny.duboque@gmail.com bjs.

    ResponderExcluir
  21. Ola veronica, como e a parte medica em louveira? Faltam especialistas? Qtos hospitais tem?

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Tudo bem? Adorei seu Blog... Estou querendo me mudar de SP, mas continuar trabalhando aqui em SP. Conheci algumas cidades como Itupe e Vinhedo. Um coisa que me preocupa um pouco é a questão de atendimento médico, pois tenho 3 filhos pequenos. Tem algum bom lugar para correr se tiver uma pequena emergência? Como é a rede hospitalar da cidade?

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Estamos aguardando a transferência do meu marido para irmos morar em Louveira, gostaríamos de saber quais os melhores bairros da cidade e se você sabe de alguns sites de imobiliárias da região para darmos uma pesquisada.
    Obrigada, grande abraço.
    meu e-mail é alexandra.bilac@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Verônica estou querendo conhecer Louveira para possibilidades de moradia, buscando qualidade de vida e crescimento profissional, pode me informar se a cidade oferece estes itens, queria tirar algumas dúvidas com você se puder manter contato comigo agradeço. Dbreis13@gmail.com.
    Bjs
    Débora.

    ResponderExcluir
  25. olá parabens pelo blog..
    qual a distancia do terminal tiete para loveira de onibus?
    sou do rio de janeiro e vou prestar concurso por ai
    obrigado

    ResponderExcluir
  26. OLá Veronica, adorei os seus comentários e dicas sobre a cidade. Gostaria de ter mais informações sobre. Como: arrumar emprego (professora), custo de vida, bairros da cidade, lazer e passeios. Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Ola Veronica.
    Ainda acessa o blog ? Gostaria de ter fazer algumas perguntas =)

    ResponderExcluir