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Foto de um trem de passageiros da EF Amapá (autor e dada desconhecidos) encontrada por Sérgio Magalhães em um sebo de Juiz de Fora. Decicatória no verso, de "Francisco José dos Santos – Assessor Especial", datada de 6-dez-1993, informa que a ponte atravessa o rio Amapari
Alguém na net pergunta:
"Porque o transporte ferroviario de passageiros esta praticamente exterminado no Brasil?
sabemos que uma composição com 15 vagões de passageiros pode levar até 1600 pessoas a um custo infinitamente menor que 1 ônibus que leva 45 pessoas. o transito caótico das cidades poderia ser melhorado com a implantação de novas linhas de metro e o transporte interestadual via linha férrea tinha tudo para ser reimplantado com sucesso. Porque isso não acontece ?"
sabemos que uma composição com 15 vagões de passageiros pode levar até 1600 pessoas a um custo infinitamente menor que 1 ônibus que leva 45 pessoas. o transito caótico das cidades poderia ser melhorado com a implantação de novas linhas de metro e o transporte interestadual via linha férrea tinha tudo para ser reimplantado com sucesso. Porque isso não acontece ?"
E alguém na net responde:
"Foi um dos enormes erros do governo militar, optar pelas rodovias para incentivar o desenvolvimento econômico. As rodovias projetadas pelos militares não tiveram prosseguimento nos governos civis e ficamos sem ferrovias e sem rodovias. As muito poucas (para o tamanho do Brasil) sempre foram mal conservadas (após os militares). O exemplo é Minas Gerais, com a maior malha rodoviária do país em estado calamitoso e o seu governador posando de melhor governador e de candidato a presidente. Pudera! Ele é muito simpático e só viaja em seus helicópteros e jatinho oficiais.Outro mineiro, muito mais consciente e sério, o Vice-Presidente José Alencar, luta para ampliar as linhas ferroviárias de seu estado. Tem algum sucesso com a Vale que trafega trens mistos entre Minas e Espírito Santo e é hoje a dona da maior extensão ferroviária do país."
Ah, eu já tenho post de trem por aqui, mas estava pesquisando a malha ferroviária que temos aqui no Brasil e diria que as pequenas quilometragens que ainda fazemos turisticamente poderão se tornar grande febre se todo mundo começar a se aventurar pra pegar um trenzinho aqui, no nordeste (SIM!), no sul, descendo a serra com aqueles precipícios exuberantes.
Aqui mesmo, eu venho pra casa de trem. O chato é que uma coisa que posso fazer em 40 minutos(a R$14,00 o busão), vira 3 horas no trem, porque a linha que viria até LOUVEIRA foi desativada na década de 80 e chega apenas até Jundiaí. Meu gasto fica em R$2,30 do busão até a estação, mais R$1,45 do trem até Jundiaí, caminhada de 30 minutos até para da de ônibus(se quiser pego mais um ônibus a R$2,60) e mais 2,90 do ônibus até Louveira. Total: R$6,65! Para quem tá sem pressa, ou sem grana.... Isso poderia se resumir em apenas dois transportes para mim, caramba! POR QUE(M) a estação de Louveira foi desativada? Os moradores daqui também não entenderam, mas sabiam que isto ia acontecer. Provavelmente viram que havia linhas de ônibus que perderiam clientela para uma viagem mais econômica e a gente conhece político. Também sei de uma conversa sobre começar a aparecer gente de rua por lá (mas já tem!) E não fazemos nada. A Estação de trem de LOUVEIRA está deplorável e agora é central da Polícia da cidade e de moradores de rua. EU QUERO O TREM DO INTERIOR DE VOLTA e sei que tem muito mais gente que quer isso. Aliás, eu quero as linhas ferroviárias do país em pleno funcionamento como se estivéssemos no início do século XX.
Vocês sabiam que o Brasil tem mais de 29 mil quilômetros de malha ferroviária e que somos o 8º país no mundo em quantidade de trilhos? Eu também não sabia. E de quê adiantou eu saber...Adiantou porque agora dá pra reclamar mais ainda. "Raaaaaaai!", como ri Maria da Graça Simões Côrte Imperial.
Foto dos trilhos de trem SÓ DE CARGA de Louveira. Um lixinho ao lado.Essa história de impacto ambiental se resume a apenas uma coisa: não fazer estações em áreas comprometedoras. Utilizar ao máximo as estações já existentes e, se possível, restaurá-las. Seriam mais um chamariz para viajantes do mundo todo.
Pesquisei algumas páginas sobre a malha ferroviária do Brasil e sobre blogs que estão na cantoria pela volta do trem, tanto turístico como de passageiro de longa distância. Vou colocar algumas aqui para você estudar, fazer uso e botar a boca no mundo, nas ruas, falar para o vizinho, etc. E se você tem alguma ligação com a imprensa, é ajudar a pressionar mais reportagem sobre viagens de trem e exigir como cidadão a volta deste transporte. Ele não precisa mais ser a carvão, oras! Ele pode ser elétrico, magnético...E ele desliza.....desliza sobre os trilhos com aqueles janelões mostrando a vida em movimento e a gente passando por ela ao som dos tutú tutú.....tutú, tutú.
Trem de passageiros da Vale do Rio Doce Dom Pedro II inaugurou a primeira linha férrea em 30 de abril de 1854. Nossa rede é TAURINA. É forte e firme. Vai pra ativa logo logo.
Blogs e Páginas sobre TREM
Caminhos de Ferro - http://musicasobretrilhos.blogspot.com/2009/04/trens-e-ferrovias-no-brasil.html
Trens e CIA - Fotos de trens e estações ferroviárias pelo Brasil - http://trensecia.fotopages.com/
ABOTT - C Assoc. Bras. de Operadoras de Trens Turísticos Culturais - Aqui você encontra diversos trens turísticos em funcionamento do país. Tem o trem do Contestado, em SC, que anda quase 400km - http://www.abottc.com.br/trem/?CodSecao=2
Estações Ferroviárias do Brasil - Conta sobre as estações que também não exitem mais (mas que vamos fazer ressuscitar!!!) - http://www.estacoesferroviarias.com.br/index.html
Linhas existentes e horários dos trens pelo Brasil - http://www.estacoesferroviarias.com.br/horarios%20de%20trens.htm
Wikipedia falando dos trens no Brasil - http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferroviário_no_Brasil
Tem um Mapa Ferroviário(Acrobat) aqui - http://www.cnt.org.br/informacoes/pesquisas/atlas/2006/ferroviaria.asp
ANPF - Associação Nacional de Preservação Ferroviária - Tem a página e o telefone de contato de linhas ainda em funcionamento - http://www.anpf.com.br/turismo_ferroviario.htm
ALSTOM - Uma das responsáveis pela expansão do metrô em SP, RJ, DF - http://www.br.alstom.com/home/projects/index.BR.php?languageId=BR&docId=&dir=/home/projects/
Ferrovias do Brasil - http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias.htm
Que tal Viajar? - Um monte de link de passagem aérea, busão, trem, rotas, tours (hum...pesquise e faça sozinho!) - http://www.quetalviajar.com/trens/
EU QUERO ANDAR
EM TODOS OS
TRENS DO MUNDO!
E você? Pelo menos do Brasil, vá?
V for Verônica
Nota: uma mulher se suicidou anteontem atravessando o trilho do trem aqui em Louveira. Ela perdeu um filho em acidente de moto há um mês. Era umas 18h00. O megafone da igreja começava a Ave Maria enquanto ela ia pros trilhos.
Verdade Verô,
ResponderExcluirSeria um máximo conhecer os lugares de nosso Brasil utilizando os trens!
Também quero, só andei uma vez de trem que foi no trem até madureira no rio de Janeiro. Apenas mostrando a parte urbana, mas imagine se fosse um trem inter-estadual, veriamos paísagens lindas...
Menina, amei esse post.
ResponderExcluirViajar no Brasil devia se tornar uma coisa mais séria. Os governos estaduais adooram dizer que incentivam o turismo mas, na verdade, ser turista neste país é tão caro que muitos preferem ir pra fora.
Amei seu blog e estou incluindo aqui nos meus links para inspiração.
Abraço e beijo.
Veronica a foto do trem de passageiro que disse que é um trem de passageiros da Vale do Rio Doce, na verdade é da empresa Metropolitano, q concessiona as ferrovias ao sul de Buenos Aires na Argentina
ResponderExcluirVeronica a foto do trem de passageiro que disse que é um trem de passageiros da Vale do Rio Doce, na verdade é da empresa Metropolitano, q concessiona as ferrovias ao sul de Buenos Aires na Argentina
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