7 de jun. de 2009

A LUA, o CLIMA e o MOCHILÃO

PARA SABER COMO ADQUIRIR MEU LIVRO DE VIAGEM ECONÔMICA - MOCHILÃO - CLIQUE AQUI
__________________________________
Lua cheia de Vinhedo by Vana Gwen

“A LUA,
QUANDO ELA RODA,
É NOVA.
CRESCENTE OU MEIA LUA,
É CHEIA.”


(14 bis – a Lua)

Bom dia, querendo falar boa noite!

Ah, meu povo, viajar requer uma holística que você vai captar de pouquinho. Quem é que vai pensar na lua, ou no clima pra estar exatamente em um determinado lugar? Um astrônomo, astrólogo, um esportista, ou alguém que quer torrar no sol, certamente. Agora, você, que quer ir passear, conhecer lugares? Para quê?

Imagine eu, no deserto de Chigaga, lá no Marrocos, só com a lua Cheia. Agora, imagine eu, em Santorini, em Atenas, em Meteora, na Grécia, com a Lua Cheia energizante iluminando o caminho. Agora, olha eu na Laguna de Capri, em frente ao Fitz Roy, com a lua cheia bem acima da montanha, lá em El Chaltén, Argentina, tomando um vinhinho com ravióli no acampamento. Olha, é de soltar duas lagriminhas.
......Lua Cheia captada pela câmera poderosa de Eber em Santorini, Grécia
Quando vou preparar minha viagem dou uma olhada no calendário, e se conseguir estar em lugares específicos com lua nova, ou cheia, é uma boa. Ir ao deserto do Atacama com lua nova é essencial para vermos bem as estrelas. Ir com a lua cheia dá a sensação de estarmos em outro planeta do sistema. Sem contar que a Lua, eu acredito, influencia nossos humores (líquidos do organismo, principalmente do fígado). Ixi! Nem me perguntem. Vão pesquisar. Tem a ver com fel, coisas assim. Sei que meus cães ficam mais excitados na lua cheia e que fazer festa na lua cheia é certeza de “agito louco”, energia, força. Basta levar tudo para o lado positivo que será 10!
Esse negócio de chegar a noite e irmos dormir durante o mochilão é importante, mas você tem que ter pique para algumas vezes ficar até mais tarde nas ruas para fotografar porque a iluminação, tanto natural, como das cidades, muda tudo. Construções se transformam. É como o Centro de São Paulo pela manhã e á noite; parecem lugares distintos. Se bem que eu gosto do centro a qualquer hora. Mas as luzes amarelas dão um tom de seriedade, limpeza, mais beleza e ordem. E a noite também traz gente diferente, outros acontecimentos. As pessoas do dia muitas vezes são outras à noite... Estou falando em coisas além do submundo. O dia remete a maioria a serviço. À noite muitos podem ser eles mesmos. Poeticamente a noite “disfarça” os seres para que sejam “mais reais” para eles próprios.
........................A caminho de Zágora, Marrocos.......................
Então, vejam que é importante atentar ao calendário para não perder comemorações também, como o solstício de inverno, épocas de colheita, eclipses, passagem de meteoros, riscos de terremoto... Na California o povo diz que determinado clima é propício para terremoto. É o povo falando. Nada a ver com meteorologia. Gente que convive e percebe que quando o tempo está de tal jeito é bem provável que aconteça algo porque já passaram por várias experiências. Foi assim que passei pelo meu terremoto em 94, nos EUA.

Esta é uma coisa que penso quando vou viajar. Então, fique atento, principalmente se você vai para matas, trilhas. Nossa, fazer uma trilha na lua cheia, em áreas abertas é emocionante. A lua é nossa principal lanterna. Que natureza linda! Sem falar em lua, só para lembrar, se for dar uma de espeleologista e adentrar cavernas, fique atento a segurança além da interna, da climática. Pode acontecer uma tromba d’água e uma tragédia está feita no que seria uma exploração encantadora. O mesmo para canyoning, trilhas deslizantes, rapel, saltos aéreos. E sempre, sempre atento à lua, que tem um charme todo especial nas nossas jornadas. Um brinco perolado no céu, o sorriso do gato de Alice.
E o caminho a seguir é aquele que importa só àquele que sabe aonde quer chegar.
Eu quero apenas ir.

Boa semana, gentes boas.


V for Verônica

Um comentário:

  1. Parabéns, adoro ver seu blog ele é simplesmente essencial pra quem está planejando um mochilão como eu, chega até a ser emocionante ler suas experiências...Espero realmente poder partilhar minhas experiênias de mochilão em breve ...obrigada pelas dicas^^

    ResponderExcluir