25 de out. de 2009

SIM: NÓS DAMOS PALESTRAS!!!

PARA ADQUIRIR MEU LIVRO SOBRE VIAGEM ECONÔMICA - MOCHILÃO - CLIQUE AQUI
_____________________________________

Bons dias, meus bens!

Semana passada, dia 19/10, proferi mais uma palestra sobre MOCHILÃO. É que eu devia divulgar mais que estou À DISPOSIÇÃO PARA PALESTRAR SOBRE MOCHILÃO ONDE VOCÊS PRECISAREM. Tenho apenas uma solicitação além de pedir pra vocês bancarem a ida e volta: QUE EU POSSA OFERECER MEU LIVRO. Já fiquem sabendo que não tenho mais nota para eles. Já fechei a editora e estes livros que tenho são tipo venda no setor"informal". Ráááááí!

A palestra aconteceu no campus onde há o curso de Turismo da UFSCAR, em Sorocaba, e foi patrocinada pela CI,
Central de Intercâmbio, que é uma empresa mais voltada para intercâmbio, mas também trabalha com pacotes de viagem, pacotes mochileiros, au pair e emprego para estudantes fora do país.

A Larissa, estudante do 2º ano de Turismo foi quem entrou em contato comigo. Uma querida!
Felipe me recebeu na Rodó e fomos para a palestra. Havia umas 40 pessoas na sala e a maioria NÃO ERA DO TURISMO!!!! Eram interessados em fazer MOCHILÃO. Falei por mais ou menos 1h30(queria falar mais) e passei Power Point, craro!

A palestra é bem enxuta, falando sobre o que é o mochilão, a importância de experimentar este estilo de viagem, o que é necessário para a viagem, tanto material como burocrático, cálculo médio de gastos/dia, opção de ir só ou acompanhado - benefícios e problemas, áreas de estudo que uma viagem neste estilo envolve, como escolher quando ir e como decidir onde ir, onde dormir, comer, onde pesquisar, comprar passagens, as mudanças no retorno, exemplo de mochilão com custos.

Um dos slides da palestra falando sobre valores de um mochilão para a Patagônia
Após terminar a palestra fizeram perguntas sobre custos para ir para Ásia, Escandinávia, quando foi meu primeiro MOCHILÃO, quantos já tinha feito para fora do país. Uma aluna que já havia feito um ano de intercâmbio falou sobre o vazio de voltar à rotina....foi bem interessante.

Terminada a palestra o povo que ficou foi pra o "camarim" bater um xepinha. Daí, lembrei que havia esquecido de oferecer o livro.....CERTAMENTE que para mim isso era muito importante, mas sabe, eu tenho pena de vender os bichinhos.....EU SOU UMA CABEÇUDA!!! Fico tão entusiasmada que esqueço do principal para mim. Queria ter um treco! Ah, esqueci de fotografar também. A não ser por umas fotos dos remanescentes que ficaram pra Xêpa, junto com o Cactus, símbolo do pessoal do Centro Acadêmico. Foi tudo muito bem organizado, simples, rápido, no horário. Se já começaram deste jeito acredito que serão bons profissionais da área. Ainda ganhei uma bela begônia e agradeço aqui novamente.
Voltei pra casa toda agitada. Como gosto de incitar o povo a viajar. Falar com gente dá área, então, fazer-me espécime para estudo, fazer com que os turismólogos enxerguem em nós, viajantes econômicos, um mercado a ser "explorado" (no bom sentido) e melhor auxiliado é tudo para que mais pessoas ousem se aventurar por aí, sentido-se mais seguras, pelo menos de início, para, quem sabe, fazer jornadas mais longas, mais independentes, mais LIVRES.

Quando falo sobre o MOCHILÃO procuro pregar os olhos nos olhos dos meus espectadores para que eles realmente vejam que estou falando sobre uma coisa muito boa, um ato que faz bem para o ser. O MOCHILÃO É AUTO-AJUDA. Fazer o quê? Já comentei em outro post que ninguém está fugindo de problemas viajando. Problema a gente resolve na hora. Você, de preferência, deve estar bem para viajar, para aproveitar, para pensar no momento que está vivendo e esquecer seus problemas, se é que tem algum.

Mochilar é um ato (verbo mochilar) que nos remete ao passado nômade, ao primitivo, a essência humana de comer, dormir, ir ao "loo" e tentar se comunicar para aprender, para se relacionar, para sobreviver. No nosso caso vira VIVER no mais profundo sentido da palavra.

Ah, disse que NÓS DAMOS PALESTRA porque tenho certeza que EBER, do MOCHILÃO SEM FRONTEIRAS, sempre que possível, também estará à disposição para falar sobre MOCHILÃO e contar suas experiências. Só pra avisar, quem quiser conhecê-lo, ele tá lá na CI da Faria Lima!!!!

Gente, obrigada por mais essa oportunidade e é só marcar, certo?


Tudo de bom sempre para vocês!


V for Verônica

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog! As informações são muito bem explicadas. Simples e objetiva. Adorei seu blog!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Verônica,

    Menina, que alegre é vim aqui no seu blog e saber que você está deciminando as sementes de um estilo de viagem que, sinceramente, mudou o meu estilo de vida, e incurtou as distâncias entre os lugares, que minha cabeça oCa pensou que eram tão longe. Obrigado por todo, o apoio no mochilão passado.... Para mim foi, com certeza, uma experiência única, conhecer-la foi uma das melhores coisas que já fiz em minha vida. E também, o povo da comunidade. Você é um exemplo para todos os outros, quando eu crescer quero ser igual a você, mas até lá vou me ajeitando e conhecendo o mundo aos poucos. Beijão. Te adoro, sou seu fã. :D

    ResponderExcluir
  3. Verônica, creio que a palestra tenha sido ótima mesmo, só ouvi elogios de todos. Com certeza entraremos em contato novamente este ano, e com seu amigo também. Tanto porque eu nao pude participar da palestra como outras pessoas e também há os calouros que podem também se interessar!! E dessa vez garantiremos a divulgaçao de seu livro. Adorei seu blog!! Muito sucesso!!! Beijo, Mariana Askar (Presidente do CACTUS)

    ResponderExcluir
  4. Verônica, só ouvi elogios dessa palestra. Acredito que entraremos em contato com você novamente, afinal eu não pude assistir a palestra assim como outros alunos. E também tem os calouros que podem se interessar também. E se tudo der certo e você voltar à UFSCar, garantiremos que você se lembre de divulgar o livro e também convidaremos seu amigo EBER. Adorei o blog!! Muito sucesso ... beijo, Mariana Askar (presidente do CACTUS).

    ResponderExcluir