11 de ago de 2009

Como comprar seu MOCHILÃO - a mochila mesmo

PARA SABER COMO ADQUIRIR MEU LIVRO SOBRE VIAGEM ECONÔMICA - MOCHILÃO - CLIQUE AQUI

_______________________________________

minhas duas mochilas - a preta, mochila e mala de rodinhas(podia ser colocada nas costas), nem sei mais a marca, mas comprei na Le Postiche, e a outra é minha Trilhas e Rumos.

Deixe-me contar como foi que adquiri minha primeira e única mochila, já faz 10 anos.
Visitei a falecida loja de departamento Mappin e fui até o andar onde vendiam artigos esportivos. Lá estava ela.

Uma mochila marrom da Trilhas e Rumos, 75L, cheia de zíperes e de tecido bem grosso, tipo uma estopa. Nem imaginei pesquisar sobre qualidade da costura, ou melhor material. Sabia que deveria deixar fácil para eu mexer com as coisas nela e que deveria cair bem no meu corpo, ainda mais que eu já andava com umas dorezinhas nas costas.

Toda convencida, peguei a mochila, coloquei nas costas, ajustei a fivela da cintura, as alças, a fivela de peito e fui me olhar no espelho. Era como se tivesse comprado um vestido. Aí, comecei a reparar nas tantas outras fivelas e bolsos que a bendita tinha. Fivelas de ajuste para comprimir bolsos laterais, bolsos logo na parte de cima da cabeça para pegar coisas que se utiliza frequentemente, zíper por baixo para poder pegar coisas com facilidade por ambos os lados, estrutura interna em metal para as costas, almofada no apoio lombar, cinto de ajuste da cintura acolchoado. Nossa! Para mim aqui já era demais! Hahaha! Perfeito para viajar para onde quer que fosse.

Fiz dezenas de viagens com ela, emprestei a bendita e digo que até hoje ela ainda resiste. Um dia terei que dar adeus a esta extensão de mim em jornadas, mas por enquanto ela ainda resiste!

Olha, não existe uma mochila perfeita para o seu tamanho e se você for muito baixo, não tente comprar uma mochila de 85L, por exemplo. Minha irmã, que tem 1,50m comprou uma mochila da QUECHUA de 65 litros para irmos a Argentina e ficou, mais ou menos, num bom tamanho para ela. Gente, para o frio, não cabia tudo dentro. E o tudo era pouco. Mas veja como fizemos esta compra. Sabia que era uma mochila simples, mas resistente, com bolsos e cintos para colocação de coisas na parte de fora. A mochila tinha estrutura para as costas em metal, mas sem ajuste para altura de ombro. Então, como não encontramos uma a um preço possível com este ajuste, decidimos ficar com esta e fazer os melhores ajustes possíveis para que o peso, quando cheia, se equilibrasse entre o ombro, peito e quadril da minha irmã.

Vai aqui umas dicas para quando você for escolher a sua mochila. Se eu for falar em marcas vai ficar meio complicado porque o negócio é experimentar e conversar com pessoas que possam conhecer a marca que te interessa. Por exemplo, outro dia me perguntaram de mochila da Nautika. Como disse, só tive uma mochila na vida, mas fiz uma pesquisa na internet e descobri o que achavam desta marca no que se refere a Mochilas cargueiras. Você deverá fazer o mesmo. Vamos às dicas para adquirir uma mochila e como medir a mochila ideal para sua altura:
Sua primeira mochila para qualquer clima. Nada radical, ok?

O tamanho da mochila tem a ver com a medida do seu tronco. Meça por trás, seguindo a coluna, contando do topo do da cervical(onde tem um nó quando você abaixa a cabeça – cervical 7), até onde começa seu osso da bacia. Pegue o tamanho da sua coluna nesta medida e daí é que você vai achar uma boa medida de costas de mochila.

- Escolha uma mochila que tenha regulagem de altura da alça nos seus ombros.
- verifique se os cintos de peito ficam bem
- mochilas com muitos bolsos e abertura frontal são muito boas.
- mochila de ataque acoplada também é uma boa
- capa de chuva acoplada e ganchos para você pendurar botina molhada, canecos, panelas, lanterna, o que quiser
- bolsos no cinto do quadril(barrigueira) – o cinto do quadril tem que ficar bem firme e confortável para dividir o peso com os ombros
- tecido que fica nas costas feito de material que ventile
- se for a prova d’água, uuuuuu, maravilha!
- verifique a firmeza das costuras e se toda estrutura do zíper fica coberta quando fechada.
- ignore se disserem que uma mochila é de tal sexo; o negócio é ela cair bem no seu corpo e não fazer mal a sua coluna, principalmente.
- veja a qualidade da almofada lombar porque ela vai ajudar no suporte do peso e aliviará qualquer incômodo no peso roçando ali por baixo.

- sobre a cor, acho legal ter um ponto escandaloso, ainda mais se você estiver numa estrada andando à noite. Pense nisso.

Para começar, acho q está bom. Experimente várias marcas de mochila. Duas marcas diferentes podem apresentar a mesma quantidade de litros e ficar totalmente diferentes em seu corpo. Se você está a fim da melhor, recomendo que compre logo uma importada de marca estadunidense, ou européia porque nos EUA, o povo faz muito mochilão, mas para as montanhas, florestas, então buscam equipamentos que resistam as forças da natureza. Quer escolha melhor?

E vou falar prá vocês: viaje da melhor forma, mas de qualquer forma dá, viu. Meu, já vi gente com três mochilas dessas de escola mesmo, andando pra tudo quanto é canto, ou com aquelas sacolas hippies, uma em cada mão E mochila nas costas e na frente. O povo é muito doido. Todo mundo quer é seguir adiante do jeito que pode e dá. Então, o importante é estar satisfeito, mesmo sem ser daquele melhor jeito.

Vão lá comprar logo a mochilinha de vocês, vejam bem essas coisas que falei e ainda perguntem bastante para deixar o vendedor confuso.
Eber e eu indo assitir ópera no Schumbrum, em VIena- Áutria - agosto/2006

Abraços mochileiros,


V for Verônica

2 comentários:

  1. Que bom que você voltou!!! Concordo que temos que perguntar tudo sobre a mochila, pois o mínimo que um vendedor tem que saber é TUDO sobre o produto que ele vende. Nada de vergonha!
    Eu até pensei em experimentar na loja e comprar mais barato pela net (que desleal!), desisti porque soube, pelo site oficial da empresa, que o tal modelo que eu queria teve um lote com defeito e eu não queria ser premiada com uma destas. Acho que vale a pena comprar direto na loja porque aí você checa tudo e sai seguro. Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Verônica, põe uma foto do "seu mochilão", fiquei curioso pra ver, gosto muito da maneira que você escreve.
    Sucesso.

    ResponderExcluir