22 de jan de 2012

Resumo do mochilão de outubro 2011 -custos detalhados e roteiro



Meus bens! Saudações mais uma vez!
Deixe-me fazer um resumo de onde fomos e dos custos, ok?
Vamos lá:

foram 20 dias de viagem
saída de SP - 25/10
retorno - 15/11

ROTEIRO REALIZADO
Copenhaguen (Dinamarca)//de busão para
Amsterdam(Holanda)// de trem para
Delft (Holanda)// de trem para
Rotterdam (Holanda)// de trem para
Antuérpia (Bélgica)// de trem para
Bruges (Bélgica)// de trem para
Bruxelas (Bélgica)// de trem e ônibus para
Bastogne (Bélgica)// de carona e trem para
Luxemburgo (Luxemburgo)// de busão para
Thionville (França)// de TGV(hihi) para
Paris (França)// de trem para
Caen(França)// de tram para
Versailles// de trem para
Marselha// de avião (rááái) para
São Paulo e de volta a rotina com mais novidades para o povo e mais incentivo para fazerem o que fizemos.

Pela internet

Custo da passagem: Air France - R$1908,85 já com taxas aéreas

Voo:
Ida -São Paulo - Paris (França) //Paris -Copenhagen
Volta - Marselha(França)-São Paulo
Compramos a passagem em 5 parcelas e com  três meses de antecedência. Comprando antes ainda pode sair mais barato.
*Se vc conhece alguém da área do turismo, tem amizade, é possível que ela consiga bons descontos para você.
Custo de hospedagem: média de 30 euros a diária, alguns com café da manhã.

Reservamos a maioria das hospedagens pela internet e de um dia para o outro, enquanto estávamos mochilando. Este foi o problema durante a viagem pq eu não atentei para o feriado do dia das bruxas logo que chegamos. Se tivesse me ligado, tinha reservado mais hospedagem antes de ir, mas....não é meu estilo. Eu me divirto. Tb pegamos dicas pra nos hospedar.

Ficamos abrigados em hotel, albergue e em "estação de trem" (tivemos que dormir uma noite na estação porque os hotéis e albergues estavam LOTADOS (feriado do dia das bruxas).


mendigo acampado em estação de metrô dem Paris

Seguro de viagem
custo para 20 dias: R$160,00 - Assist Card (acho. Mamorr tem que achar o cordãozinho)
Fui na loja da CVC aqui de Louveira, falei com a fofa da Rafaela e compramos apenas um seguro para Mamorrr parcelado em duas vezes, porque eu tenho o meu do cartão de crédito(veja isto na página de seu cartão na internet, se vc tem incluso nos serviços ou ligue pra eles).
Dá direito até a repatriação de corpo e se vc tem sua bagagem roubada há a devolução de R$2000,00.
pelo seguro.

Dinheiro para gastos
2100 Euros para os dois - Estava R$2,38 o euro. Foi R$5000,00 (divido por dois)
A Rafaela da CVC também nos ajudou com isto. Fizemos a compra de Euros com ela na segunda-feira e viajamos na terça-feira, dia 25/10, aniversário da minha irmã linda que ainda há de fazer uma viagem poderosa tipo esta.
Passe de trem
Compramos com Eber Guny, meu querido amigo mochileiro, que trabalha na CI Faria Lima, em São Paulo.

Valor para um France railpass de 4 dias em um mês para duas pessoas viajando juntas- 326 euros - R$831,00. (divido por dois)

Decidi que iríamos usar o passe de trem por economia. Realmente é uma economia, mas não é o meu plano de viagem pq vc tem q se ater a roteiro. Se vc tem mais grana, ou é experiente em viagem e sabe que é possível pegar carona, ou um busão de vez em quando, ou até avião, pode se dar ao luxo de não comprar o passe. Entenda que viajamos por 5 países, sendo o maior a França. Por isso optamos pelo passe. Ah e tb porque mamorrr queria andar de TGV. E andou!

Se vc vai pegar um trem de alta velocidade(Train Grand Vitesse) lembre-se de fazer reserva antecipada(3 euros p/ cabeça). Se vai viajar de noite, reserve pela manhã ou um dia antes dependendo do dia(final de semana, feriados, eventos) pq pode ficar sem lugar!!!

Então, o total gasto, assim, quase exato por pessoa nesta viagem de 20 dias foi:


R$5000,00


Agora, nós gastamos mais com hospedagem pq não encontrávamos albergue vazio, compramos gostosuras, alguns souvenires q tem valor de presente mesmo, e mamorrr comprou miniaturas de carro porque estavam a um valor mais convidativo e ele é amante e vendedor de miniatura no mercado livre (olha a propaganda - TADEU.ITATIBA). O valor gasto de cada um, deste jeito foi de quase R$6000,00


"Mas vc, como funcionária pública, ganhando uma grana male male por mês, como fez pra juntar esta grana, assim, tão rápido?"

Então, gente, fiz um empréstimo consciente pelo meu cartão de crédito, que estava com juros baixos e tô pagando ele. Ah, mas é como mais uma compra. Só isso. E não deixo de pagar! Porque, se precisar fazer de novo, eu faço!

Mamorrr é um baita parceiro de viagem. Animado, ousado, vai falar com todo mundo, acorda cedo, é organizado, cheio de pique, um amor de homem. lindo, lindo, lindo.

Foi divertido, contudo, porém, entretanto prefiro mochilar sozinha.

E vc, quando vai fazer seu mochilão?


V for Verônica

4 comentários:

  1. Veronica, não é a primeira vez que leio teu blog, e vou te dizer gosto muito, da muita vontade cair no mundo de mala e cuia ( ou mochila ) rsrs, bem bacana você dar todas as dicas de quanto gastou e como fez para se deslocar de um lugar a outro.

    Agora eu tenho algumas duvidas que imagino que outras pessoas que leem seu blog também tenham, só para você saber eu nem tenho passaporte ainda, vou tirar o meu no segundo semestre deste ano, ja decidi, tenho experiencia em viajar dentro do Brasil ( Argentina e Paraguai não contam porque é tão perto e eles falam portugues praticamente).

    Vamos as minhas duvidas

    Imigração, você acha que chegar a Europa com passaporte em branco pode me dar algum problema para entrar ???? Como foi com você ???

    Como você fez para comprar a passagem indo por uma cidade e voltando por outra ? Eu tentei pesquisar no site das proprias operadoras ( me disseram que assim sai mais barato) e não consegui e pesquisando somente ida sai praticamente o mesmo valor que ida e volta.

    Na zona do Euro se você ja tem o visto em um pais vale para os demais ??? Por examplo você tem o visto em Portugal ( Lisboa ) , eu tenho que ter outro visto em LOndres e Barcelola ????

    Você levou dinheiro vivo pelo visto, ja tentou aquele cartão que você alimentta como credito e usa debito automatico ???


    Bom, por ultimo ... ainda tem copia do teu livro sobrando, posso depositar na tua conta do Bradesco semana que vem ???


    Responda quando você puder, só uma sugestão , minhas duvidas podem ser também a de outros leitores teus então se você quiser responder em forma de post acho que vai matar dois coelhos com uma só estilingada rsrs.


    ABS.
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur, nem sei se já escrevi algo pra vc por e-mail. Desculpe. Fico muito tempo sem escrever e acabo me perdendo nas msgs. espero que vc já tenha ido mochilar e tudo tenha dado certo. Contudo, caso ainda esteja se preparando e, como vc disse, para dar mais dicas aos futuros viajantes independentes, vamos as respostas.
      - passaporte em branco - não tive problemas. Acho que vai da pessoa da imigração se vai com sua cara. e, claro, esteja com documentação correta caso seja solicitada.
      - dependendo de como vc se desloca de um país a outro, vc recebe apenas um visto. Veja, na viagem de 2011 viajamos por 5 países e temos 2 vistos. Um da Holanda, nossa entrada, e um da França, local de saída.
      - Qdo vc não conseguir adquirir passagem sem ser ponto a ponto pela internet, contate a companhia aérea ou a ag que está vendendo para que faça, por telefone o preço e a NEGOCIAÇÃO DO PARCELAMENTO.
      - Nunca usei o VTM - Visa travel Money. Não sei o q acontece, mas prefiro viajar com meu cartão internacional e dinheiro vivo. É algo da minha concepção. tem os que preferem o cartão e gostam muito.
      - AINDA TENHO CÓPIAS DO LIVRO. ACHIO Q AINDA UMAS 100 CÓPIAS. agora está perto de acabar. E só farei uma segunda edição bem diferente, já de CASAL!!!!
      Abraços e vamos mochilar!!!

      Excluir
  2. Olá,

    parabéns pelo blog.

    Queria pedir uma ajuda. Quero ir a Bastogne, na Bélgica. Estarei em Paris, vi trens até Charlleville, mas não sei como chegar até Bastogne.

    Obrigado.

    Allysson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allysson,
      fui para bastogne a partir de Bruxelas. vc poderá pegar o trem de Luxemburgo até uma cidade fronteiriça na Bélgica e de lá, tvz um ônibus. Nós tb tivemos a fortuna de conseguir carona. São as maravilhas da viagem independente que à vezes fazem vc não ter q burocratizar descobrindo transportes e rotas. Veja lá por trem a partir de Luxemburgo, ok? Visite este país q tem patrimônio da humanidade,

      Excluir