20 de set. de 2010

Quando sei que preciso de visto pra ir a um país?

Eu em Oia, Ilha de Santorini, Grécia-08/2006
Boas, meu povo que quer viajar LOGO!

Recebi mensagem de uma jovem que compartilha do desejo de seguir mochilando por aí e ela queria saber um pouco mais sobre VISTO para os países. Como é que eu sabia quais países solicitavam visto para brasileiros.

"Simpres", mas um pouco trabalhoso para os dedos: busquem na principal fonte sobre este assunto: os CONSULADOS. Eles terão as informações mais atualizadas sobre a necessidade de visto, tempo para obtê-lo e se há algum custo para o processo de aquisição.

Luciana fofa sendo engolida pela árvore em El Chaltén-Arg-04/08

Como Eber já fez isso no portal MOCHILÃO SEM FRONTEIRAS para que nós tivéssemos tudo concentrado, vou é linká-lo! Tão pensando....

No blog dele tem "quase" toda minha história de mochilão para a Patagonia argentina em maio de 2008.
Então, gente! Vocês que estão começando na vida das viagens econômicas, independentes, evitem o máximo de burocracia. Busquem países que não requerem visto e numa próxima empreitada passem pelo, muitas vezes, sufoco de conseguir um visto. Para quê já começar complicando?

Foi exatamente o que fiz na primeira vez em que fui para a Europa. Ignorem aí minha tragédia pessoal na passagem pela República Tcheca em 2003. Aliás, era por isso que eu não ia pra lá! Só não sabia de outros detalhes....

menina histérica no túmulo de Oscar Wilde, Pére Lachaise - Paris-2000

Lembrem-se de que o mundo está em constante mudança política e econômica, daí a necessidade de sempre estar se atualizando quanto aos lugares que pretende visitar, laços diplomáticos com nosso país, etc. Vá com fé, mas saiba que tudo pode mudar até durante o pouso no país de destino. Considere se informar com no mínimo seis meses de antecedência de sua viagem. Nunca é o bastante, mas já é algo. Pegue todas as informações sobre documentação necessária caso você realmente vá para um lugar que exige visto com pagamento de taxa e apresentação de documentos, comprovantes de vínculo de trabalho, bens, etc. Infelizmente minha tatuagem ainda é apenas uma tatuagem.

A burocracia existe. Ponto(por ora). Respire fundo e veja isto apenas como um passo adiante em suas caminhadas por este mundo que tem tanta coisa especial e engrandecedora(aparte da papelada) para incutir em nossa vida, tornando tudo cada vez melhor.

Vão logo lá na página e prestigiem meu querido Eber e seu super portal MOCHILÃO SEM FRONTEIRAS

Hasta!


V for Verônica

2 comentários:

  1. Logo menos farei o meu. Vou pegar teu livro pra ver "outros relatos", mas nada como ter o próprio.

    Minha única mancada em viagens? Nunca ter tido máquina fotográfica

    ResponderExcluir
  2. Olá Veronica, meu nome é Bruna e estou a caminho de fazer meu primeiro mochilão.\0
    Como toda pessoa começando algo novo estou cheia de dúvidas. Se você puder me tirar algumas seria muito bom. Ja venho feito muitas pesquisas mas existe algumas coisas que não encontrei, como onde posso conseguir um preço melhor na passagem de avião, entre outras coisas. Bom, eu vou mochilar por alguns paises da América do Sul, com algumas amigas, e estavamos pensando em começar na Colombia pois uma amiga minha queria muito visitar um amigo la, depois Equador, Peru e por ultimo Bolivia.
    Vi quem em média sai a vinte reais a diária em um albergue por todos esses paises e gostaria de saber sua opinião quanto ao meu roteiro ( ainda simples) e se você tem alguma sugestão.
    Obrigada.
    Bruna

    ResponderExcluir